Prefeitura faz vistoria em transporte escolar

A prefeitura Municipal de Monsenhor Hipólito através da Secretaria de Administração realizou vistoria no transporte escolar, com objetivo de fiscalizar e orientar os proprietários e condutores dos veículos escolares em relação às normas do CONTRAN e da própria adequação dos mesmos, principalmente nos itens relacionados à segurança para a condução dos alunos, usuário dos serviços de transporte que residente em local de difícil acesso do ônibus escolar.

O secretário de administração Virgílio Neto esclarece que a medida segue orientação do prefeito municipal Zenon Bezerra que determinou a realização da vistoria em todos os veículos cadastrados no município e que estão à serviço do transporte de alunos. Todos os veículos fiscalizados recebe o selo atestando o cumprimento das normas do CONTRAN para fornecer os serviços de transporte escolar no município.

Vistoria do transporte escolar
Vistoria do transporte escolar

Uma das grandes preocupações, desde do início da administração do prefeito Zenon Bezerra  foi a questão do transporte escolar, pois não compete ao município , a prefeitura não possui recursos suficientes para aquisição de ônibus escolares que garantam o transporte de todo o alunado,   esse transporte é feito através de parcerias com o estado e com o governo federal, pois  município de monsenhor Hipólito não possui frota suficiente para atender a demanda dos estudantes. Em razão disso, a administração é obrigada a contratar veículos não apropriados para transporte escolar do tipo 4 por 2, caminhonetes, D20, f1000, dentre outros que são veículos que conseguem transitar em algumas localidades rurais.

Virgílio Neto, secretário de administração.
Virgílio Neto, secretário de administração.

“Então esses veículos são os que fazem os transportes dos alunos ou para o colégio da zona rural ou para o local onde transita os ônibus. Então é o seguinte o FNDE, ele dá uma abertura para os veículos que possuem capota, possui bancos, fazerem os transportes desses alunos. Então essa é uma grande preocupação nossa, nós hoje estivemos fazendo vistoria desses veículos, conferindo se todos possuem capota, se possuem bancos, e para nosso contento todos os veículos que possuem rotas, todas as 16 rotas estão todos dentro das normas do CONTRAN.   Já nos reunimos anteriormente com os condutores e proprietários dos veículos, informando sobre a responsabilidade de condução dos alunos, bem como à maneira de conduzir. Ao chegar numa casa que tem aquele aluno de menor, pequeno, sempre alertá-lo sobre as normas de segurança, disse Virgílio Neto.

Ainda conforme o secretário de administração, o prefeito Zenon acredita muito na educação e por isso mesmo, já passou a instrução de que nenhum aluno que queira estudar não vai ficar fora da escola. Então, a secretaria de administração e a secretaria de educação tem se reunido constantemente, buscando meios para levar os alunos para à escola. O secretário frisou ainda que o município está enfrentando momentos difíceis na questão financeira, pois a união e o estado querem que todos estejam na escola, mas não garantem os recursos necessários para que de fato aconteça.

“Vamos conversar com os nossos senadores, deputados federais e o governador Wellington Dias e busca de recursos para garantir o acesso desse aluno para escola, buscando na casa dele e deixando de volta. Hoje o município possui seis ônibus, mas ainda é insuficiente para atender a demanda, além de existir localidades que o acesso é difícil e o ônibus não trafega, motivo pelo qual temos que garantir outro tipo de veículo para transportar o aluno.  Outra coisa que gostaria de frisar aqui é falta de responsabilidade de algumas pessoas que se escondem no anonimato para de forma leviana tentar denegrir a imagem do prefeito. Toda documentação da vistoria e os transportes também estão à disposição do ministério público para verificação, não há nada irregular.   E volto a dizer, o prefeito é um incentivador da educação”, disse o secretário.