Connect with us

Hi, what are you looking for?

PORTAL DE PICOS – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Quem Somos

O RIACHAONET é um audacioso veículo de notícias na web que valoriza o acontecimento local e regional, focalizando a grande região de Picos cuja área territorial abraça mais de 42 municípios.  Ao longo de mais de uma década cumprindo a missão de informar os acontecimentos locais e regionais para o Piauí, o Brasil e o Mundo o veículo se notabilizou como o mais importante meio de comunicação na web do sertão piauiense.

Milhares de internautas na região de Picos e de resto no Piauí, no Brasil e no mundo acessam diariamente a internet para se informar dos fatos ocorridos e das novidades de sua terra, do terreiro vizinho ou por estabelecer laços efetivos de pertença ou de identidade com o local e regional, uma proximidade possível e real verificado através da rede mundial de computadores que possibilita enxergar o mundo em sua própria casa, com infinitas possibilidades de comunicação e serviços, tornando mais ágil a vida em sociedade.

Monsenhor Hipólito - Piauí

Monsenhor Hipólito – PI – Foto: Genilson Rodrigues

Por entender a importância dessa comunicação na web, mesmo em época ainda embrionária, o jornalista recém-formado pela Universidade Estadual da Paraíba, professor Evandro Alberto, no mês de setembro de 2001 criou um site noticioso com característica institucional denominado de Jornal do Riachão, hospedado no domínio www.jornaldoriachao.hpg.com.br formatado tecnicamente pelo bacharel em computação através da Universidade Federal da Paraíba, Killy Araújo, natural da cidade de Picos que desenvolveu o design e o sistema de gerenciamento de conteúdo. Inicialmente o objetivo do site era promover a interação com as pessoas que residiam em outros estados com a sua terra natal, a cidade de Monsenhor Hipólito.

No ano de 2002 o jornalista Evandro Alberto ingressou na Universidade Estadual do Piauí como professor do Curso de Comunicação Social, na cidade de Picos e em decorrência da carência de laboratório e da falta de acesso aos meios tradicionais de comunicação para veicular a produção da prática jornalística dos alunos, o mesmo mudou a sede do Jornal do Riachão para a cidade de Picos, ainda no mês de fevereiro do mesmo ano.

Rio Riachão, afluente do Guaribas

Rio Riachão, afluente do Guaribas (arquivo RIACHAONET)

O Nome Jornal do Riachão surgiu para homenagear o “Rio Riachão” que corta a cidade de Monsenhor Hipólito e desagua no Rio Guaribas na cidade de Picos. Mas também uma forma de homenagear a terra de seus pais, o Riachão (hoje Monsenhor Hipólito).  Um fato interessante surgiu em dezembro de 2002. Um webmaster que havia morado na cidade de Monsenhor Hipólito entrou em contato com o jornalista Evandro Alberto e sugeriu melhorias para o site, inclusive na parte visual.

Tratava-se do webmaster Rogério Bezerra que tem um sentimento de pertencimento muito grande em relação o município de Monsenhor Hipólito, onde viveu boa parte de sua infância.  Entre as contribuições de Rogério destaca-se a mudança de www.jornalodriachao.hpg.com.br para www.riachaonet.com.br, além da criação de novas editorias e de outros serviços.

Registra-se a contribuição importante e a passagem de algumas pessoas que colaboram diretamente ou indiretamente com o projeto do portal riachaonet entre elas, Marcos André, David Andrade, Roberto Oliveira, Wallyson Bernardes, Marta Soares, Jota Pereira, Odorico Carvalho, Josean Rodrigues, Talvanis, Aline Moura, Candido Alexandrino, Elyo Teixeira entre outros…

A equipe atualmente conta com o repórter fotográfico e arte finalista  Genilson Rodrigues; repórteres: Maria Moura e Romário Mendes. Colaboração dos jornalistas João Paulo Leal e Dionísio Carvalho.  Na coordenação  do portal, os jornalistas Evandro Alberto, Renan Nunes e o webmaster Rogério Bezerra.

Passados onze anos, o RIACHAONET é líder em acessos na grande região de Picos, a maior  referência no webjornalismo do sertão piauiense. Se você deseja fazer parte dessa história de sucesso acesse e junte-se a nós.

Siga no Facebook

Publicidade